Assinatura Digital
Como Certificar-se?

Guia Rápido - Assinatura Digital

Objetivos

Este tópico possibilita que o usuário adquira maiores informações do processo de aquisição de um Certificado Digital.

Passo a Passo

  1. Acesse o site da ICP-Brasil.
  2. Escolha uma Autoridade Certificadora (AC);
  3. No site da Autoridade Certificadora escolhida o fornecedor encontrará informações sobre a emissão do certificado digital, aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências; As formas mais comercializadas são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). Para o projeto Assinatura Digital será necessário à utilização do token tipo A3.
  4. Para a emissão de um certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre os documentos necessários e procedimento para baixar o certificado.
  5. Quando o seu certificado digital estiver perto do vencimento, este poderá ser renovado eletronicamente, uma única vez, sem a necessidade de uma nova validação presencial.