Envio de Proposta
Itens

Guia Rápido - Cotações Eletrônicas

Objetivos

Este tópico possibilita que o usuário fornecedor preencha os preços para os itens, os atributos obrigatórios e insira notas.

Passo a Passo

  1. Após acionar o botão “Criar Proposta” ou “Preparar Proposta” a tela exibirá as abas Cabeçalho e Itens.

  2. Na aba Itens está a seção “Síntese de itens” onde são exibidos todos os itens da oportunidade.

    2.1. Acesse os detalhes de cada item clicando no número do item desejado.

    2.2. Na aba Dados do item preencha o campo Preço utilizando apenas números (caso o preço não contenha centavos) ou seguindo o formato 1.234.567,89. O preço é multiplicado pelo total do Campo “Qtd” (quantidade).

    O preço deve ser preenchido, conforme informação do campo: “Tipo de Preço”. Essa coluna indica se deve ser inserido o preço bruto ou líquido. Preço líquido corresponde ao preço sem o IPI e o ICMS.

    2.3. Na aba Atributos preencha as demais informações. PIS/PASEP e COFINS devem ser discriminados nos campos específicos nesta seção e devem estar contidos no preço informado. Se necessário, utilize a barra de rolagem para verificar todos os atributos.

    No atributo “O item cotado é igual ao solicitado”? Será necessário selecionar a opção “Sim” ou “Não”. Se for selecionada a opção “Sim” ou seja (Materiais são iguais quando não existem diferenças entre as descrições e características dos materiais ofertados e solicitados), o campo “Comentário” ficará desabilitado, se for selecionada a opção “Não” ou seja (Há diferenças entre o material ofertado e o solicitado), é obrigatório a inserção de uma justificativa e a inclusão de anexos. Para inserção de anexos, clique em “Inserir Anexos” e procure o arquivo em sua máquina, após, faça a inclusão de notas na coluna “Categoria”, clique no link de “Texto de material diferente” e preencha a justificativa.

    Importante: Nas oportunidades Transpetro, não serão exigidos PIS/PASEP e COFINS. Esses campos não serão apresentados na aba Atributos.

    2.4. Na aba Notas e Anexos, seção “Notas” procure na coluna “Inserido por / Fornecedor” e clique na “Categoria” que deseja escrever. Será aberta uma nova janela. Insira os comentários para o comprador/contratador e confirme clicando em “OK”.

    Na seção “Anexos”, clique no botão “Inserir anexo”. Será aberta uma nova janela. Clique em “Procurar” para procurar os documentos que deseja anexar à oportunidade, selecione um “Tipo” e coloque uma “Descrição” e confirme clicando “OK”.

    Importante: Ao anexar documentos na aba "Cabeçalho > Notas e Anexos > Notas" , "Cabeçalho > Notas e Anexos > Anexos", e /ou inserir justificativa: Verifique se o nome do arquivo contém algum tipo de caracter especial, pois não poderá conter nenhum.

    O nome do arquivo não poderá ultrapassar de 250 caracteres.

    O tamanho máximo total permitido de anexos é de 200MB por proposta. Caso seja necessário, fracione o arquivo.

    Não é permitido anexos com extensão tipo (.txt).



    2.5. Para as famílias corporativas aparecerá também a aba Tipo de Fornecimento. Nesta tela o fornecedor deverá informar se é “Fabricante e Comerciante” ou “Não Fabricante e Revendedor”.

    Em caso de participação como revendedor será necessário informar o CNPJ de pelo menos um fabricante. Clique no botão “Adicionar” e informe o “País do Fabricante” e o “Código Fiscal do Fabricante”. Em seguida, clique em “OK”.

    2.6. Realizar o preenchimento para os próximos itens.

  1. Após preencher toda a oportunidade, utilize o botão “Verificar” para conferir se todos os campos obrigatórios foram preenchidos.

  2. Antes de enviar a proposta, o fornecedor precisa aceitar ou não as declarações exigidas para a algumas oportunidades (siga o passo a passo disponível no tópico seguinte deste guia).

    Importante: Para oportunidades Transpetro e BR não serão exigidas declarações. O botão “Visualizar Declarações” não será apresentado para oportunidades Transpetro e BR.

  3. Para enviar sua proposta, clique no botão "Enviar", ou se preferir, clique em “Salvar como rascunho” para salvar as modificações já realizadas e enviar posteriormente.

    Observações:

    a) Utilize a “Calculadora de preço Líquido” disponível na página do Portal Petronect no menu Compras e Contratações > Ferramentas.

    b) Para Oportunidades com muitos itens, é possível utilizar a “Macro de Upload Cotações“ disponível na página do Portal Petronect no menu Compras e Contratações > Ferramentas.

    c) Se necessário, utilize o Link “Consulta NCM”. Ao clicar neste link será possível visualizar as orientações para obter a tabela atualizada de NCM.

    d) Replicar Atributos Selecionados para Todos os Itens: Esta opção é utilizada nas Oportunidades com mais de um item, trazendo agilidade e facilidade no preenchimento da sua Proposta. Caso tenha inserido os atributos no item e deseje replicar atributos para os demais itens, marque as opções desejadas e clique em “Replicar”.

    Atenção: Após o encerramento do prazo de apresentação de propostas (Data fim da Oportunidade), propostas gravadas como rascunho são consideradas como “Memorizado”. Para que a proposta seja avaliada é necessário clicar em “Enviar”.

  4. Antes de enviar a proposta, o fornecedor precisa aceitar ou não as declarações exigidas para a algumas oportunidades (siga o passo a passo disponível no tópico seguinte deste guia).

    Importante: Para oportunidades da BR não serão exigidas declarações. O botão “Visualizar Declarações” não será apresentado.

  5. Para enviar sua proposta, clique no botão "Enviar", ou se preferir, clique em “Salvar como rascunho” para salvar as modificações já realizadas e enviar posteriormente.

    Observações:

    a) Utilize a “Calculadora de preço Líquido” disponível na página do Portal Petronect no menu Compras e Contratações > Ferramentas.

    b) Para Oportunidades com muitos itens, é possível utilizar a “Macro de Upload Cotações“ disponível na página do Portal Petronect no menu Compras e Contratações > Ferramentas.

    c) Se necessário, utilize o Link “Consulta NCM”. Ao clicar neste link será possível visualizar as orientações para obter a tabela atualizada de NCM.

    d) Replicar Atributos Selecionados para Todos os Itens: Esta opção é utilizada nas Oportunidades com mais de um item, trazendo agilidade e facilidade no preenchimento da sua Proposta. Caso tenha inserido os atributos no item e deseje replicar atributos para os demais itens, marque as opções desejadas e clique em “Replicar”.

    Atenção: Após o encerramento do prazo de apresentação de propostas (Data fim da Oportunidade), propostas gravadas como rascunho são consideradas como “Memorizado”. Para que a proposta seja avaliada é necessário clicar em “Enviar”.