Envio de Proposta
Utilização da Macro de Carga de Cotações

Guia Rápido - Cotações Eletrônicas

Objetivo

Este tópico possibilita que o usuário fornecedor facilite o envio da proposta de sua empresa utilizando a Macro de Carga de Cotações para oportunidades que contenham muitos itens, mas também pode ser utilizada em cotações de poucos itens.

Observação: A planilha é exclusiva para oportunidades emitidas por unidades de negócio no Brasil.

Onde Encontrar

Acesse o portal Petronect. No menu “Compras e Contratações”, clique em “Ferramentas”;

Clique no link “Macro de Carga de Cotações” e faça o Download da Macro. Salve o arquivo “Macro de carga de cotação” em seu computador.

Passo a Passo

Adicionar a Macro como Suplemento do Excel:

Verificar a versão do Excel instalado no seu computador.

Adicionar Macro como Suplemento no Excel 2010 e 2013:

Tela do Excel 2013 Tela do Excel 2010

Desta parte em diante o procedimento é o mesmo para os dois e as telas são sofrem variações:

Observação¹: a Macro de cotação vem em pasta zipada, é necessário extraí-la da pasta para adicionar a Macro como suplemento.

b) Adicionar Macro como Suplemento do Excel 2007:


Após isso siga as mesmas etapas das indicadas no ponto acima, para o Excel 2010 e 2013.

c) Adicionar Macro como Suplemento do Excel 2003:

2. Fazendo o Download da planilha de cotação da oportunidade:

a) Acesse o Portal Petronect com seu Login e Senha;

b) Clique no menu “Cotações Eletrônicas” e depois no submenu "Painel de Oportunidades

c) Clique no ícone de “Inscrever-se”  da oportunidade desejada;

d) Clique no botão “Download” para exportar a planilha contendo os dados dos itens para preenchimento;

e) Baixe o arquivo e Salve-o no computador, sem alterar o nome do arquivo;

f) Após salvar a planilha em seu computador, abra-a para preencher sua proposta.

3. Preenchendo a Planilha:

a) Campos com preenchimento de valor, devem ser preenchido no formato monetário 0,00 (atentar para o uso da vírgula “,” para separar as casas decimais).

b) Campos dos atributos, devem possuir preenchimento com as respectivas alíquotas no formato percentual 00,00 (atentar para o uso da vírgula “,” para separar as casas decimais).

c) Campos com preenchimento de data, devem possuir o formato dd.mm.aaaa (com ponto “.”).

d) Para o atributo: “O item cotado é tecnicamente igual ao solicitado”, selecione “Sim” ou “Não”;

e) Os botões  e  (- e +) permitem exibir e ocultar os detalhes do item.

f) O botão “Replicar”    permite replicar a informação de um campo por vez para todos os itens. Para isto, basta selecionar o campo que deseja replicar e clicar no respectivo botão.

g) Após preencher todos os campos clique em “Exportar”  para salvar.
É por este botão que deve ser salva a planilha. Se for exibida a mensagem contestando se deseja salvar as alterações do arquivo, marque a opção “Sim”.

h) Após clicar em “Exportar”, clique em “Salvar” para salvar a planilha. Feche a planilha. Em hipótese alguma deve-se mudar a extensão do documento.

4. Carregando a planilha na proposta:

a) Clique no ícone de “Editar Proposta”   da oportunidade;

b) Clique no botão “Importar” para carregar a planilha contendo os dados dos itens preenchidos;

c) Clique no botão “Escolher Arquivo”, selecione a planilha e clique em “Upload”;

d) Todos os itens e atributos aparecerão preenchidos. Verifique os valores carregados;

e) Para enviar a proposta clique em “Enviar”.

Observação²: Sempre que for necessário a utilização da Macro de Carga de Cotações utilize a planilha da oportunidade correspondente.