Minha Conta
Visualizar e editar dados Cadastrais –
Administrador de Usuários

Guia Rápido - A Petronect

Objetivos

Este tópico possibilita que o administrador de usuários visualize todos os dados pessoais, dados de acesso e informações de todos os usuários que fazem parte da empresa.

O administrador de usuários poderá: visualizar usuários, editar dados de usuários, criar usuários, bloquear usuários, desbloquear usuários, excluir seu próprio usuário e/ou outros usuários de sua empresa, caso julgue necessário, acessar identificação da empresa, atribuir e/ou modificar funções dos usuários.

Passo a Passo

Ao ingressar no menu “Minha Conta”, serão exibidas as seções: “Meus Dados Pessoais”, “Meus Dados de Acesso” e “Usuários da Minha Empresa”.

Para habilitar os campos para alteração, clique no botão “Editar”.
Após realizar as alterações, clique em “Salvar” para gravar as modificações.

Na seção “Meus Dados Pessoais” os campos editáveis para o administrador são:

  • Primeiro Nome;
  • Sobrenome;
  • Forma de Tratamento;
  • E-mail;
  • Confirmar E-mail;
  • CPF;
  • Telefone;
  • País.

Observação1:
O campo “CPF” apenas ficará habilitado para edição, caso ainda não tenha sido preenchido. Para correção de um CPF previamente preenchido será necessário entrar em contato com a Central de Atendimento e verificar o procedimento para correção.

Observação2:
O usuário fornecedor que tiver o CPF duplicado, ou seja, registrado em empresas diferentes, ao logar-se, será direcionado para uma nova tela onde precisará preencher a justificativa no campo “Vínculo”, essa ação é obrigatória e única e deve ser realizada em todos os usuários que tenham CPF duplicado.

Observação3:
Ainda com relação a informação do CPF, no momento da criação de usuário, deve ser informado um CPF válido, caso contrário, o Portal apresentará mensagens como apresentadas abaixo.

  • - Mensagem: CPF 111111111111 não está regularizado junto à Receita Federal, para os casos onde o CPF não está cadastrado na Receita Federal;
  • - Mensagem: CPF não validado, para os casos onde o CPF ainda não foi validado caso o usuário não tenha clicado no botão Validar CPF. “Declaro ser um fornecedor de empresa sem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ e não possuo CPF”.

Observação4:
Usuário de empresa estrangeira, ou seja, empresa sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, e que não possua CPF, ao criar um novo usuário, deverá marcar a opção
As opções disponíveis no campo “Vínculo” são:

  • Sou Sócio / Proprietário desta empresa, Sou funcionário desta empresa, Sou Representante Comercial desta empresa, Sou Funcionário de outra empresa de mesmo Grupo Econômico, Sou Prestador de Serviço desta Empresa e Outros.

  • Caso, seja informado a opção Representante Legal da empresa o sistema validará se o vínculo informado é o mesmo que consta na Receita Federal.
  • Caso, seja marcada a opção “Outros”, será habilitado um novo campo abaixo do campo “Vínculo” para que usuário informe a outra opção que não está contemplada na lista padrão.
  • Essa ação é realizada somente pelo próprio usuário e pode ser editada se necessário. O usuário Admin poderá visualizar o campo “Vínculo” dos demais usuários de sua empresa, porém só poderá editar o seu próprio “Vínculo”.

    Na seção “Meus Dados de Acesso” serão apresentados os campos:

    • Login do usuário: este campo sempre estará bloqueado para edição;
    • Fornecedor Admin: este campo sempre estará bloqueado para edição;
    • Senha;
    • Funções Atribuídas;
    • Idioma;
    • Fuso Horário;
    • Formato Data;
    • Símbolo Decimal.
    • Para alterar a senha de acesso:
    • 3 - Clique em “Alterar Senha”.
    • 4 - Na tela de alteração, preencha os campos solicitados e clique em “Salvar”.
    • Ao clicar no botão “Funções atribuídas”, será possível visualizar os perfis que o administrador de usuários possui atualmente, sendo possível alterá-los.

    Observação1:
    Se o usuário logado não tiver um perfil de administrador de usuários: a listagem de “Funções Atribuídas” só irá exibir as funções associadas ao usuário, sem as opções Salvar e Cancelar. Se o usuário logado for um administrador de usuários, a listagem de funções atribuídas irá exibir as funções associadas ao usuário, as demais funções disponíveis para atribuição e as opções Salvar e Cancelar.

    Observação2:
    Nesta seção, o administrador de usuário poderá excluir seu próprio usuário ou outros usuários de sua empresa, caso julgue necessário.

    • Para exclusão do usuário:
    • 1 - Clique no botão “Excluir Usuário”;
    • 2 - Será exibida mensagem para confirmar a exclusão. Clique no botão “confirmar”.
    • 3 - Após a exclusão da conta do usuário, não será possível habilitá-lo posteriormente, os dados pessoais ficarão ocultos e o usuário não terá mais acesso ao Portal Petronect.
    • 4 - Para alteração de perfil ou exclusão de usuários o sistema realizará as validações:
    • Caso o administrador tente retirar a função de um usuário e nenhum outro usuário na empresa possua esta função, o sistema apresentará uma mensagem informando que o usuário em questão é o único na empresa com a função. Desta forma, a ação não poderá ser realizada.
    • Caso tente retirar uma função de seu perfil sem que outro usuário da empresa o possua, será exibida uma mensagem o impedindo prosseguir.
    • Caso tente excluir um usuário com um perfil que nenhum outro usuário da empresa possui, será exibida mensagem informativa e a ação não será concluída.

    Atenção: Quando o usuário for o único Administrador de Usuário da empresa, a exclusão não poderá ser realizada.

    Na seção “Usuários da Minha Empresa” o administrador de usuários poderá realizar as seguintes ações:

    • Criar usuário;
    • Habilitar Procura por Usuário;
    • Excluir usuário da empresa;
    • Revisão de acessos;
    • Revisão de acessos para administrador de usuário;
    • Delegar Revisão.
    • Criar usuário:
    • 1 - Clique no botão “Criar usuário”;

    • 2 - Será aberta uma nova janela. Na tela “Dados do Usuário” preencha os campos para criação do novo usuário.

      • Ao informar o CPF do usuário é necessário clicar no botão “Validar CPF”, essa validação irá verificar os dados do usuário na Receita Federal e os campos nome e sobrenome serão preenchidos automaticamente.

      • O Portal apresentará crítica se o CPF informado for inválido (mensagem: CPF não cadastrado na Receita Federal).

    • 3 - Em “Funções Atribuídas ao Usuário”, selecione as funções que o usuário terá acesso. Atribua, pelo menos, uma função ao usuário, de acordo com as funcionalidades que ele poderá ter acesso no portal e clique em “Salvar”.

    • 4 - Será aberta uma janela de aviso informando que após a confirmação não será mais possível alterar o CPF do usuário criado. Clicar no botão “Confirmar”.
    • Habilitar Procura por Usuário:
    • 1 - Clique no botão “Habilitar Procura por Usuário”.
    • 2 - Clique sobre a coluna que deseja pesquisar e em seguida na opção “Filtro definido pelo usuário”.
    • 3 - Preencha o campo com a informação desejada e clique em “Filtro”.

    Observação: Para voltar a lista completa de usuário é só clicar em “Desabilitar Procura por Usuário”.

    • Excluir usuário da empresa:
    • 1 - Verifique o usuário que deseja excluir e na coluna “Excluir” clique no ícone da lixeira
    • 2 - Será exibida mensagem para confirmação da exclusão. Clique no botão “Confirmar”.
    • 3 - Será exibida mensagem confirmando a exclusão da Conta de Usuário.
    • 4 - Após a exclusão da conta do usuário, não será possível habilitá-lo posteriormente.

    Observação: Após a exclusão do usuário alguns dados exibidos serão alterados:

    • O Telefone e E-mail do usuário ficarão ocultos inclusive para o admin.
    • O campo “Válido até” será atualizado com a data de exclusão do usuário.
    • Os botões bloquear, desbloquear, excluir e editar não serão mais exibidos.
    • Revisão de acessos:

    No período de revisão de acesso o usuário revisor visualizará uma mensagem dentro da seção “Usuários da Minha empresa” onde será informado o período para que a revisão seja realizada.

    • 1 - Clique no botão “Editar” do usuário destacado na tabela para revisar os acessos.
    • 2 - Será aberta a tela “Dados de Usuário – Revisão de acesso”.
    • 3 - Na seção “Dados do Usuário” verifique se há necessidade de alteração.
    • 4 - Na seção “Funções Atribuídas” verifique a permissões de acesso e perfis de utilização.
    • 5 - Após a revisão, clique no botão “Confirmar Revisão”.

    Observação:
    Usuário bloqueado após o período de revisão de acessos: quando um usuário não revisado for bloqueado e este possuir um perfil que nenhum outro usuário da empresa possui, o perfil será atribuído ao administrador de usuário ativo da empresa.
    Será enviado um e-mail ao administrador de usuário se a atribuição de perfil for realizada.

    • Revisão de acessos para administrador de usuário:

    Para que uma empresa não perca totalmente o acesso, após o período de revisão, caso o Administrador de Usuário da empresa não se auto revise, o mesmo não sofrerá nenhum tipo de bloqueio. Nenhum usuário com perfil de administrador será bloqueado após o período de revisão.

    • Delegar Revisão

    Esta alternativa ficará disponível na tela de Dados de Usuário, enquanto a campanha de revisão de acesso estiver em andamento através do botão “Delegar Revisão”, onde ele poderá informar o login do usuário que também realizará a revisão de acessos.

    A delegação poderá ser feita somente pelo administrador de usuários, ou seja, somente ele irá visualizar o botão “Delegar Revisão”.

    • 1 - Clique no botão “Delegar Revisão”;
    • 2 - Será exibida a tela de “Delegar Revisão de Acessos”. Clique no botão para pesquisar o usuário para delegação;
    • 3 - Selecione o usuário e clique na opção “Inserir”. Em seguida, no botão “Salvar”. Quando o usuário selecionar a opção “Salvar” o login será validado e o mesmo realizará a revisão da mesma lista de usuários disponibilizada ao administrador de usuários.
    • 4 - O usuário será inserido na listagem de “Usuários Delegados”.

    Observação1: O botão “Delegar Revisão” só aparecerá quando estiver ocorrendo o “período de revisão de acesso”.

    Observação2: Somente o administrador de usuários ou um usuário delegado poderá modificar os dados dos usuários cadastrados em sua empresa, através da opção “Editar”, existente na tabela “Usuários da Minha Empresa”. O campo “CPF” não estará disponível para edição. Os demais usuários terão permissão somente para visualização dos dados.

    • Acessar Identificação da Empresa:
    • 1 - Clique no botão “Acessar identificação da Empresa”;
    • 2 - Verifique os dados da empresa;
    • 3 - Para voltar à página inicial, clique no menu “A Petronect” ou encerre as visualizações clicando em “Sair”.

    Observação: O botão “Acessar Identificação da Empresa” permitirá ao usuário consultar as informações de sua empresa, de acordo com o perfil do usuário logado.