Monitor de Comercialização - Ofertante
Inserir Subitens do Leilão

Guia Rápido - A Petronect

Objetivo

Este tópico possibilita que o usuário ofertante realize a inserção de subitens do leilão.

Passo a Passo

  1. Acessar o menu inicial “Cotações Eletrônicas” e, em seguida, o submenu “Leilões de Biodiesel”.

    Observação: Caso um ofertante esteja convidado para participar de um leilão para o qual ainda não tenha realizado o cadastro de suas ofertas, ao acessar o monitor de comercialização, será apresentada uma janela de aviso com a data de inicio da etapa de apresentação de propostas.

  2. Após localizar o leilão desejado, clicar no botão “”.

  3. Acesse a aba “Itens do Leilão” para inserir subitens.

  4. Na seção “Itens e subitens” clicar no botão “”.

    Observação: Caso existam documentos configurados para serem assinados no leilão, a gravação das ofertas só será possível caso o ofertante tenha realizado a assinatura de todos os documentos previstos. Caso o ofertante não tenha realizado a assinatura destes documentos, ao clicar o botão editar será apresentada uma mensagem de erro.

  5. Para inserir valores do CFPP, selecione o Ofertante na tabela e clique no botão “”.
  6. Será aberta a janela “Cadastro CFPP”. Insira os valores de CFPP dos meses de armazenagem, depois clique no botão “OK”.

  7. Clique na seta “” para abrir os itens do leilão.

  8. Para cada ítem, clique no ícone “Inserir Linha” para adicionar um subitem.

  9. Para cada subitem, insira o valor da Quantidade Inicial e o valor do Preço Ofertante nas colunas de mesmo nome.

  10. Clique em “Excluir linha” para excluir um subitem, se necessário.

  11. Após o preenchimento clique no botão “Salvar”.

Observação 1: Não é possível salvar um item sem um CFPP cadastrado. Caso o usuário tente salvar suas ofertas sem informar o CFPP, será apresenta uma mensagem de erro.

Observação 2: Os campos quantidade e preço ofertado são obrigatórios. Ao salvar as ofertas, uma mensagem de erro será exibida caso exista um subitem com esses dados em branco.

Atenção 1: Os preços de referência por região são definidos pela ANP e configurados para cada leilão. O preço de cada subitem informado pelo ofertante deve ser menor ou igual ao preço de referência configurado para a sua região. Caso o valor do campo “Preço Ofertante” exceder o valor de referência da região, será apresentado uma mensagem de erro.

Atenção 2: O volume máximo de negociação para cada ofertante é definido pela ANP e configurado para cada leilão. A soma das quantidades de todos os subitens informados na coluna “Quantidade Inicial” pelo ofertante não pode ultrapassar o volume máximo definido. Neste caso, será apresentada uma mensagem de erro, informando o volumen máximo definido pela ANP.

Atenção 3: Durante a segunda fase  de propostas ou período de ajuste, caso esteja prevista apenas a  redução do preço, não será permito aumentar o valor para o subitem. Neste caso, sera apresentada uma mensagem de erro.