Perguntas Frequentes line

FAQ

Dicas

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Clique no link "Esqueceu sua senha", localizado na página inicial do portal. Preencha os campos "Usuário ou CPF", E-mail (endereço contido em seu registro na Petronect) e "Captha Code", em seguida clique no botão "Enviar". Uma nova senha para acesso ao portal será enviada para o e-mail informado. Com a nova senha enviada para o e-mail, preencha os campos "Usuário ou CPF" e "Senha" e clique no botão "OK", a senha enviada pelo sistema é temporária. Assim, o portal solicitará a criação de uma senha pessoal.

Conheça abaixo as regras para redefinição de sua senha:

  1. Deve ter entre 8 a 20 caracteres;
  2. Deve ter no mínimo um caractere de cada uma das categorias:
    • Alfabético maiúsculo (ex: A, Z)
    • Alfabético minúsculo (ex: a, z)
    • Numérico (ex: 0,9)
  3. O “Usuário” não pode ser usado como parte da “Senha”
  4. Os 3 primeiros caracteres não podem ser iguais (ex.: 111, Aaa)
  5. Deve ser diferente das últimas 10 senhas utilizadas

Outras informações:

# A troca de sua senha será requerida pelo sistema a cada 90 dias.

# Lembre-se que sua senha é pessoal, intransferível e que mantê-la em sigilo é sua responsabilidade.

# Como sua senha possui caracteres alfanuméricos, sempre observe se a tecla “Caps Lock/Fixa” de seu teclado está ativa.

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Para acessar os Guias Rápidos do Portal acesse o Menu "Ajuda" > Treinamentos > Tutoriais em Vídeos e Guias Rápidos > Guias Rápidos > Cotações Eletrônicas;
Para acessar os Tutoriais do portal acesse o Menu "Ajuda" > Treinamentos > Autocapacitação > Treinamentos Online

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Para acessar os canais de comunicações clique em "Ajuda" > "Fale Conosco". Caso precise abrir um chamado para a Central de Atendimento pela opção "Chamado Web", clique em "Abrir Chamado Web".

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Após seu acesso ao sistema, ingresse no menu “Cotações Eletrônicas”, em seguida, “Participações da Minha Empresa” e efetue o filtro desejado.

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Se você está tendo dificuldades para abrir os anexos no Portal Petronect, seguem 2 opções de ação:

  1. Mantenha pressionada a tecla CTRL do seu teclado ao clicar no anexo. Essa medida deve ser realizada toda vez que você for abrir um documento.
  2. Configure seu Internet Explorer seguindo as etapas abaixo. Essa medida deve ser realizada apenas uma vez e dispensa a ação citada acima.
    • Em Ferramentas » Opções de internet, selecione a Aba Segurança:
    • Clique em Nível Personalizado e habilite todas as opções de Download.
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Sua senha é pessoal e intransferível assim como seus preços de cotação.

NÃO os divulgue a terceiros nem mesmo a funcionários da Petronect.

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Programe-se e envie sua proposta com antecedência.

Cotar momentos antes do fechamento de uma oportunidade é um risco que você pode evitar!

Ações específicas de navegação ou falhas de sua rede interna, Internet ou provedor, com efeito de encerramento abrupto da conexão sem log-off podem levar ao bloqueio do seu usuário por até 30 minutos.

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Após o envio da proposta para uma oportunidade, é disponibilizado o “Comprovante de Envio de Proposta”. Guarde o Comprovante, ele é uma garantia de que sua proposta foi enviada. Caso faça atualização da sua proposta, guarde o Comprovante atualizado.

Verifique também no Painel de Oportunidade a coluna “Status”. As oportunidades com proposta enviada têm o status de “Apresentada”.

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Para visualizar o lance que sua empresa enviou, clique no ícone "Exibir Detalhes" na página principal do "Painel de Oportunidade".

Mais detalhes a respeito do "Envio de Propostas" estarão disponíveis após o login, em "A Petronect" > "Treinamentos" Ou acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto capacitação" > "Treinamentos Online".

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Para checar o recebimento de Novas Oportunidades acesse o portal e clique no link "Painel de Oportunidade".

É importante o acesso todos os dias para verificar as oportunidades existentes. As notificações enviadas por e-mail são apenas lembretes e podem sofrer atrasos de entrega de acordo com cada provedor de Internet.

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Para acompanhar uma oportunidade que ainda está vigente, selecione no campo status a opção "Oportunidades atuais" e em seguida, clique no link "Buscar".

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Informe claramente se sua proposta possui ou não possui desvios em relação à especificação técnica!

Fique atento ao prazo de término para o envio da sua cotação!

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Atualize seus dados registrados na Petronect.

Cada usuário faz a gestão dos seus próprios dados, e o Administrador de usuário faz a gestão de todos os usuários da empresa.

Mais detalhes no curso "Minha Conta", disponível em: Ajuda > Treinamentos > Tutoriais em Vídeos e Guias Rápidos > Guias Rápidos > Cotações Eletrônicas.

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O botão flutuante indica o tempo restante que você terá para que a mensagem "Comportamento Inesperado" não apareça na sua tela. A mensagem será apresentada devido ao período de inatividade no Portal. Assim, o usuário será informado antes que o tempo para timeout expire, para salvar o seu trabalho, caso seja necessário.

Oportunidades

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Os e-mails podem não chegar por vários motivos. Confira abaixo o procedimento que deverá ser adotado para cada caso:

Minhas informações de registro na Petronect estão desatualizadas:

O Administrador de usuário da sua empresa pode alterar o e-mail registrado diretamente no portal, ou entrar em contato com a Central de Atendimento Petronect clicando no link Canal de Atendimento, no menu superior.

Meu provedor utiliza ferramentas anti-spam:

Para passar a receber nossas mensagens normalmente, acesse o anti-spam do seu provedor e autorize os domínios petronect.com.br e petronect.com. Caso não consiga fazer esta atualização, entre em contato com o suporte da sua empresa ou com seu provedor. Outra opção é verificar, frequentemente, sua pasta “Quarentena” e autorizar os e-mails enviados pela Petronect.

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Quando o fornecedor recebe uma oportunidade e ela tem vários itens, o fornecedor deve preencher com os preços que são da competência da empresa e os itens que não são da competência deverão ser declinados. Quando a oportunidade vem com todos os itens fora da competência da empresa, é possível declinar a oportunidade toda.

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Em Proposta, na aba "Cabeçalho" clique na opção "Notas e anexos". Nesta página, é possível acrescentar informações para o comprador/contratador no campo "Comentário do Fornecedor" e anexar arquivos no campo "Anexos".

Mais detalhes no Guia Rápido "Envio de Propostas" disponível em: Ajuda > Treinamentos > Tutoriais em Vídeos e Guias Rápidos > Guias Rápidos > Cotações Eletrônicas.

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Ao cotar bens (materiais), deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS.

Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto Capacitação" > "Treinamentos Online".

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Ao cotar Pequenos Serviços (somente com item de serviço), deverá colocar no campo "Preço" o PREÇO BRUTO com todos os impostos.

No campo de atributos, informar em percentual (%) peças a serem substituídas. Caso não haja, informe sempre zero.

Mais detalhes no Guia Rápido "Envio de Propostas" disponível em "Ajuda" > "Treinamentos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto capacitação" > "Treinamentos Online".

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Ao cotar o item de Materiais, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO LÍQUIDO sem os impostos de IPI e ICMS (para cada item).

Nos campos ICMS e IPI deverão ser destacadas as alíquotas de recolhimento dos impostos e para as empresas que participam do regime SIMPLES, deverão colocar nesses campos 0 (zero).

Ao cotar um item de Serviço, deverá colocar no campo “Preço” o PREÇO UNITÁRIO BRUTO com todos os impostos (para cada item).

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto Capacitação" > "Treinamentos Online".

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Para o fornecedor, a Petrobras definiu dois novos campos obrigatórios dentro de cada item: COFINS e PIS/PASEP. Ambos devem ser preenchidos com o valor percentual de suas alíquotas. Não haverá mudanças no preenchimento dos demais campos da cotação.

Vale lembrar que para itens de BENS, o preço a ser cotado continua sendo o mesmo PREÇO LÍQUIDO, ou seja, sem incidência de ICMS e IPI, porém já inclusos COFINS e PIS/PASEP. Para itens de SERVIÇO, o preço a ser informado é o PREÇO BRUTO, conforme já é feito atualmente, ou seja, já inclusas todas as alíquotas.

Para os fornecedores das demais empresas, estes campos não estão disponíveis.

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O NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é a classificação fiscal do MATERIAL utilizado na cotação de BENS para empresas do Sistema Petrobras no Brasil. Esta classificação não se aplica para a cotação de serviços.

No Menu "Compras e Contratações" > "Ferramentas" existe um link onde é possível consultar a tabela de códigos NCM dos produtos. Caso não encontre o código do seu produto, entre em contato com o fabricante do produto ou com o comprador solicitante do material.

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Enquanto a oportunidade estiver no status Ativa (período aberto para cotação), a empresa pode enviar quantas ofertas (preço ou declínio) desejar. Lembramos que será válido o último lance ofertado.

Para fazer alguma alteração basta clicar no link “Modificar Cotação” da oportunidade em questão, e em seguida modificar o(s) campo(s) desejado(s). É necessário clicar em “Enviar” para que a nova oferta esteja valendo.

Mais detalhes no Guia Rápido “Envio de Propostas” disponível em ”Ajuda” > "Treinamentos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto Capacitação" > "Treinamentos Online".

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Após clicar no botão “Enviar” aparecerá a seguinte mensagem:

“Cotação ‘nome da oportunidade’ entregue”

Para confirmar o valor ofertado, busque pela oportunidade na tela inicial do “Painel de Oportunidade”, na coluna “Status Cotação” aparecerá “Cotação Apresentada”, em seguida acesse o link “Exibir detalhes” na coluna de “Ações”.

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O processo de compras/contratação é definido pelo Comprador/Contratador Petrobras, ele é o responsável por todo o processo e seus procedimentos. O prazo para cotação também é definido pelo Comprador/Contratador conforme a necessidade do usuário pelo material/serviço solicitado.

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Para as cotações de Bens ou Pequenos Serviços, o fornecedor deverá comunicar-se com o comprador pela Sala de Colaboração que está disponível desde o primeiro momento que o convite é enviado para empresa participante.

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É o meio de comunicação entre fornecedores e compradores e tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas, permitindo o compartilhamento de mensagens e arquivos.

Mais detalhes no Guia Rápido ¿Sala de Colaboração¿ disponível em ¿Ajuda¿ > "Treinamentos" > "Tutoriais em Vídeos e Guias Rápidos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto Capacitação" > "Treinamentos Online".

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As oportunidades e leilões criados a partir de 25.02.2016 exibirão as salas de colaboração em um novo formato.

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Dúvidas comerciais devem ser sanadas com o comprador/contratador solicitante da cotação pela Sala de Colaboração. Apenas dúvidas técnicas da ferramenta devem ser direcionadas à Petronect.

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Mais detalhes no Guia Rápido ¿Envio de Propostas¿ disponível em ¿Ajuda¿ > "Treinamentos" > "Tutoriais em Vídeos e Guias Rápidos" ou

Acesse os Treinamentos do portal através do Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto Capacitação" > "Treinamentos Online".

Caso não consiga preencher os campos em sua cotação, entre em contato, com Petronect nas opções disponíveis no Fale Conosco.

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Todos os canais de atendimento que a Petronect disponibiliza para seus clientes no Brasil e em outros países do mundo encontram-se detalhados no Portal Petronect. Verifique as opções disponíveis no Fale Conosco, disponível na página principal do portal.

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Não é possível enviar cotação para uma oportunidade que está com status encerrada. Vale ressaltar também que o comprador não conseguirá prorrogar o prazo ou reabrir uma oportunidade com status Encerrada.

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Sim, para visualizar as mensagens na área externa, acesse "Compras e Contratações" > "Oportunidades Públicas" > "Em andamento" e Selecione a modalidade. Preencha os filtros de busca para localizar a oportunidade. Após a exibição do resultado, clique no botão de Notas e Esclarecimentos. Será exibido pop-up com as mensagens divulgadas da Sala de Colaboração. Selecione o Assunto "Negociação" para exibição de todas as mensagens criadas com este assunto. Clique em cada um dos tópicos para visualizar as mensagens.

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Sim, caso as mensagens trocadas com o assunto "Negociação" tenham anexos, os mesmos estarão disponíveis para visualização da área externa.

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Caso escolha a opção "Assunto Livre", as mensagens serão exibidas apenas se no campo "Assunto" o Comprador / Contratador inserir a palavra "Negociação".

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Não, as mensagens de Assunto Predefinido "Impugnação" serão exibidas na área externa apenas se o Comprador / Contratador selecionar a opção "Envio para todos os fornecedores inscritos e para área pública". Caso o comprador não selecione esta opção a mensagem será enviada apenas para o fornecedor selecionado.

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Esta mensagem será apresentada quando o usuário tentar acessar a oportunidade onde JÁ TENHA ENVIADO uma cotação com outro login de mesmo CPF para esta mesma oportunidade.

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Esta mensagem será apresentada quando o usuário TENTAR CRIAR UMA PROPOSTA DA MESMA OPORTUNIDADE ONDE JÁ TENHA ENVIADO uma cotação com outro login de mesmo CPF para esta mesma oportunidade.

Lei 13.303/16 e RLCP

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Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP). Diz respeito ao Regulamento criado para disciplinar as normas gerais de contratação e atender os requisitos do art. 40 da Lei 13.303/16. Esse documento apresenta as novas formas de contratar, as etapas a serem percorridas nas licitações, a gestão contratual e os procedimentos auxiliares, inclusive o cadastro de fornecedores. O RLCP está disponível no site da Petrobras.

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Para verificar as oportunidades Públicas regidas pela Lei 13.303/16 é necessário acessar o Portal Petronect na área Pública clicar no menu “Compras e Contratações” e, em seguida “Licitações Públicas”. Estarão disponíveis as licitações com os status: ‘Publicadas’, ‘Em andamento’ e ‘Concluídas’.

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Desde 05/02/2018 a Unidade Operacional ES, não está mais enviando convites para licitações públicas regidas pela Lei 13.303 e RLCP. E a partir de 02/04/2018 a Unidade Operacional do Rio de Janeiro seguirá o mesmo procedimento. As oportunidades são públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado na área pública do Portal.

Para as demais oportunidades que continuam sendo regidas pelo Decreto 2.745/98 o usuário deverá acessar a área interna do Portal Petronect no menu “Cotações Eletrônicas” > “Painel de Oportunidades”.

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Todas as Licitações públicas que serão regidas pela Lei 13.303, estarão disponíveis na área pública do Portal (sem necessidade de acesso utilizando login). Já as demais oportunidades estarão disponíveis na área interna do Portal (necessidade de login no Portal).

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Sim, o fornecedor que se inscrever em uma oportunidade poderá participar da sala de colaboração do início ao fim (fechamento) independentemente de envio de proposta ou não.

Além disso, o fornecedor que se inscrever em uma oportunidade poderá optar em enviar uma proposta caso deseje. Caso ele se inscreva em uma oportunidade e não envie proposta, ele não sofrerá sanções / punições por não ter enviado – ele não precisará declinar nada.

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A Petrobras cria a oportunidade e a publica no D.O.U (Diário Oficial da União) e o D.O.U faz a publicação da mesma e envia para o Portal Petronect. A transmissão entre o D.O.U e a Petronect pode demorar até 24h.

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Acesse o Menu "Compras e Contratações", Submenu "Licitações Públicas" após "Publicadas" e aparecerá a lista com todas as oportunidades que ainda não alcançaram data e hora fim.

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Acesse o Menu "Cotações Eletrônicas", Submenu "Painel de Oportunidades", aba "Oportunidades Públicas". Caso, precise realizar uma pesquisa mais refinada, utilize o campo "Ocultar/ Exibir Parâmetros de Busca".

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Após visualizar a oportunidade desejada, clique em " Tenho interesse" e após "Iniciar Identificação".

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O e-CNPJ é a versão digital do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que desempenha o papel de Certificado Digital para autenticar a identidade de empresas em ambientes eletrônicos. Sua utilização visa assegurar a formalidade e legalidade das transações empresariais realizadas na internet.

Com a Lei 13.303, foi inserido o botão "Validação de autenticidade com e-CNPJ", possibilitando a validação do registro da empresa no Portal Petronect e a autenticidade do CNPJ por meio do certificado e-CNPJ.

Vale ressaltar que empresas estrangeiras estão isentas da validação do e-CNPJ.

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Será necessário para que o sistema valide a autenticidade do CNPJ, do registro da Empresa e para que os demais campos fiquem habilitados para o preenchimento.

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Não será necessária a validação do E-CNPJ para as empresas estrangeiras.

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Não, é preciso abrir, ler e aceitar os termos e as políticas, após, marcar em "Eu aceito os termos e condições” para aceitar a política de dados.

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  • Capacidade de assumir os direitos e obrigações previstas em edital (equivale ao critério legal, exigido para cadastramento);
  • Qualificação técnica, restrita a parcelas do objeto técnico ou economicamente relevantes (corresponde aos critérios técnico, técnico-SMS e credenciamento, exigidos para cadastramento);
  • Capacidade econômica e financeira (refere-se ao critério econômico exigido para cadastramento);
  • Recolhimento de quantia a título de adiantamento, em licitações que utilizem como critério de julgamento a maior oferta de preço.
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Se a sua empresa for o “Melhor Classificado” receberá um e-mail orientando-o que acesse a Sala de Colaboração, pois nela será exibida a informações que a sua empresa está participando do processo de Habilitação da Oportunidade. Para dar continuidade ao processo, os questionários pendentes em cada critério de habilitação deverão ser preenchidos para que sejam avaliados pela Petrobras.

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Quando o melhor classificado para as Oportunidades Públicas for um fornecedor cadastrado, serão reutilizadas as informações já existentes no cadastro de fornecedores da Petrobras.

Para oportunidades públicas de outras empresas do Grupo Petrobras, sempre será necessário que o fornecedor responda aos critérios de habilitação solicitados.

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São os critérios utilizados para avaliar se o fornecedor está ou não habilitado para fornecer bens ou prestar serviços que são objeto da licitação.

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Para acessar os Guias Rápidos do Portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamentos" > "Guias Rápidos" > "Documentos de Apoio Lei 13.303/16 e RLCP";
Para acessar os Tutoriais do portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamentos" > "Tutoriais em Vídeo" > "Lei 13.303/16 e RLCP";
Para acessar os Treinamentos do portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Autocapacitação" > "Treinamentos Online".

Pré qualificação

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É um procedimento destinado a encontrar fornecedores (pré-qualificação subjetiva) ou produtos (pré-qualificação objetiva) que reúnam as condições de habilitação técnica exigidas para o fornecimento, nas condições previamente estabelecidas.

É destinado ao critério técnico que qualifica previamente o fornecedor ou o produto para futuras licitações.

A pré-qualificação subjetiva poderá ser efetuada por grupos ou segmentos de objetos a serem contratados, segundo as especialidades dos fornecedores.

Os pré-qualificados são inseridos no Registro de Pré-qualificação, que tem validade máxima de um ano, contado da sua concessão, podendo a pré-qualificação ser atualizada a qualquer tempo.

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Esta funcionalidade está disponível nas áreas Pública e Privada do Portal.
Área Pública: Através do menu "Compras e Contratações" > submenu "Pré-Qualificações" > "Aberto para participação ou Concluídas".

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O procedimento de pré-qualificação ficará permanentemente aberto para a inscrição dos eventuais interessados.

Na hipótese de Pré-qualificação subjetiva em que o objeto seja um bem, o procedimento será exclusivo aos fabricantes do bem.

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É um procedimento licitatório que está ligado/precedido de uma Pré-Qualificação publicada anteriormente.

Esses procedimentos licitatórios poderão ser restritos aos pré-qualificados, condicionados à publicação de aviso prévio de licitação restrita.

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Para acessar os Guias Rápidos do Portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamentos" > "Guias Rápidos" > "Documentos de Apoio Lei 13.303/16 e RLCP" > "Pré-qualificação";

Para acessar os Tutorias do portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamentos" > "Tutoriais em Vídeo" > "Lei 13.303/16 e RLCP" > "Pré-qualificação";

Para acessar os Treinamentos do portal acesse o Menu "Ajuda" > "Treinamento" > "Auto capacitação" > "Treinamentos Online".

Pregão Eletrônico

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Sim. Contudo, os botões de ação para o envio do lance e mensagens estarão desativados.

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Não. O comprador saberá o nome das empresas somente despois de encerrada a etapa de lances. Durante o pregão o comprador visualizará as empresas apenas pelo nome “Licitante 1”, “Licitante 2” dependente da quantidade de empresa participante.

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Caso o lance enviado pelo fornecedor seja igual ao último lance de outro fornecedor melhor classificado, o lance enviado será aceito. No entanto, irá prevalecer aquele que for recebido e registrado primeiro no sistema. Dessa maneira, a Classificação da empresa ainda permanecerá atrás da empresa que enviou o melhor lance primeiro.

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O Pregoeiro pode, a pedido do próprio Licitante, excluir do sistema os lances simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os praticados no mercado e com os valores estimados para a execução do Objeto Contratual.

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Não. O comprador realizará a análise de propostas e a classificação/desclassificação. As propostas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no Edital serão desclassificadas. Somente as propostas classificadas participarão da etapa de lances. Classificadas as propostas, o comprador dará início à fase competitiva, quando então os Licitantes poderão encaminhar lances exclusivamente por meio do portal.

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Não. A fase de recursos é única, após a fase de habilitação o resultado será divulgado e será aberto o período recursal.

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Ao final da primeira etapa de lances, caso o lance classificado em primeiro lugar não seja de uma microempresa ou empresa de pequeno porte e o lance de uma microempresa estiver até 10% superior a este melhor lance, o sistema NÃO irá encerrar o leilão e deverá ser iniciada uma fase para desempate. Se a microempresa superar o lance do primeiro colocado a etapa de desempate é encerrada.

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Após a identificação da melhor proposta da etapa de desempates, a etapa de lances é finalizada. O Comprador pode verificar se a diferença entre o melhor lance e o segundo colocado é de pelo menos 10%. Sendo confirmada essa diferença, o comprador poderá reiniciar a fase competitiva, convocando os Licitantes posicionados a partir do segundo lugar, para apresentarem novos lances para a definição da classificação dessas posições. Durante a segunda rodada de lances, não será permitido envio de lances pelo fornecedor com o melhor lance de cada item, ou melhor lance total, de acordo com o critério de julgamento do Pregão. Os lances também não poderão ser melhores que os lances dos primeiros colocados de cada item.

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Para julgamento e classificação das propostas, serão adotados os critérios de Menor Preço ou de Maior Desconto, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no Edital.

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O Pregão Eletrônico é essencialmente um tipo de oportunidade. Sendo assim, a negociação é realizada via Sala de Colaboração, como as demais oportunidades Finalizada a etapa de lances e confirmada a efetividade do lance que obteve a primeira colocação na etapa de julgamento, o comprador deverá negociar condições mais vantajosas com quem o apresentou.

O sigilo da negociação é obrigatório, em todas as etapas, sendo fundamental para garantir a objetividade, a isonomia e a lisura do processo.

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A fase recursal é única e acontece após o término da habilitação.
Os recursos deverão ser apresentados no prazo de cinco dias úteis contados da divulgação do encerramento da fase, devendo ser dirigidos à autoridade superior por intermédio do pregoeiro.

A divulgação dos recursos interpostos será realizada no dia útil seguinte ao encerramento do prazo de apresentação de recursos, estipulado acima, podendo os licitantes apresentarem impugnações aos recursos interpostos no prazo de cinco dias úteis contados da divulgação dos recursos.

A decisão da Autoridade Superior tem caráter final, não cabendo qualquer outro recurso. Conclusão da fase recursal: adjudicação do objeto.

Gestão de Minutas Contratuais - GMC

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O GMC é uma nova aplicação do Portal Petronect para automatização da criação, controle, manutenção e divulgação de Minutas Contratuais, gerando uma padronização para a utilização nos processos de contratação da Petrobras.

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O GMC está disponível no Portal Petronect, após o login, através do Menu “Cotações Eletrônicas”, submenu “Painel de Oportunidades”, aba “Oportunidades Publicadas” (Preparar Proposta), aba “Informações GMC” e/ou na aba “Minhas Participações” (minhas oportunidades com o status “memorizado”), aba “Informações GMC”.

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Não, apenas as Oportunidades Públicas (Grandes contratações) vinculadas no ato da criação ao GMC exibirão a aba “Informações GMC”.

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Sim, você precisa ter o Winzip.exe em sua máquina ou qualquer outro compatível.

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Sim, pois todas as minutas exibidas são disponibilizadas em PDF, sendo possível apenas a leitura. É possível baixar uma versão do Adobe Acrobat Reader no Portal Petronect, acessando o caminho: “Ajuda” > “Requisitos Técnicos” > “Software”, clique no link do Adobe Acrobat Reader.

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O SIOF é o Sistema de Orientações Financeiras de responsabilidade TIC Petrobras, para realizar a análise e/ou reanálise APC, AMC e AMCNR. Ele funciona para a empresa Petrobras e coligadas.
Funcionalidade implementada somente no âmbito da empresa Petrobras, que permite ao Contratador solicitar análise/reanálise APC, ou AMC ou AMCNR no SIOF utilizando as Minuta(s) Contratual e seus Anexos do GMC. (âmbito Empresa Petrobras).

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São análise e/ou reanálise que são solicitadas ao SIOF, conforme a seguinte explicação resumida:

A APC é a 1ª Análise e/ou Reanálise SIOF, ela é opcional denominada Análise Prévia Contratual.
A AMC ou AMCNR é a 2ª Análise e/ou Reanálise SIOF, ela é obrigatória denominada Análise Minuta Contratual (AMC/AMCNR), realizada antes de assinar o contrato. Sendo a diferenças entre AMC (somente Contrato Nacional) e AMCNR (somente Contrato no Exterior).

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Todos os perfis já criados na fase de Consumo, o SIOF só utiliza o Perfil Contratador (Contratadores Petrobras) e o Perfil Leitor Especial (para o analista SIOF) ambos são necessários para:
Utilização da tela do SIOF ao clicar no Link/referências,
Acessar a aplicação GMC – módulo Consumo.

Esses acessos podem ser solicitados ao GPAS. Os acessos a aplicação SIOF são concedidas pela TIC Petrobras.

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Para realizar uma solicitação de uma análise e/ou reanálise de um GMC, somente os status Finalizado e Assinado são aceitos pelo SIOF. As regras de obrigatoriedade de análise e/ou reanálise e aceite dos status do GMC são tratadas pelo SIOF.

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Esta mensagem indica que você está com a tela de Consumo de Minutas Contratuais de Minutas aberta, não sendo possível solicitar uma análise e/ou reanálise no SIOF. Para isso o Contratador deverá usar o botão “Fechar” e sair da tela do respectivo GMC. Sendo possível ir à Tela do SIOF e finalizar a sua solicitação.

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Ao vincular um GMC no SIOF sua versão é congelada, ficando disponível para acessar na tela do SIOF através do Link/referência. A mesma informação é refletida no GMC podendo ser visualizada no Log de Ações ou respectiva solicitação de análise e/ou reanálise bem como os resultados das mesmas.

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Ao solicitar uma análise e/ou reanálise os status do GMC mudam para :Aguardando SIOF – APC ou Aguardando SIOF – AMC ou Aguardando SIOF – AMCNR, nesses status não é possível realizar a edição de um GMC. Somente após o término das análises e/ou reanálise ou o Cancelamento delas retornam o status disponíveis para edição.

Cabe lembrar que um GMC com o status Assinado nunca poderá ser editado, mesmo após o retorno ou cancelamento da análise e/ou reanálise do SIOF.

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Veja no caso a especialidade do GMC do Tipo Upload informa que a Minuta Consumida não foi gerada utilizando um modelo padrão do GMC. No caso a geração do PDF, Word, Visualizar e Relatório Comparativo de Versões se apresentam com a informações vazias. Foi utilizado o upload de arquivos sendo gerado o número sequencial do GMC. Nestes casos o arquivo da Minuta Consumida/Contrato é localizado no ícone de Anexos.

AGENDAMENTO DE ENTREGAS

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A PARTIR DO DIA 30/06/2023, O AGENDAMENTO DE ENTREGAS DEVERÁ SER REALIZADO NO NOVO SISTEMA DE AGENDAMENTO DA PETROBRAS.

DESTA FORMA, A ABA REFERENTE AO SERVIÇO DE AGENDAMENTO DE ENTREGAS NÃO ESTÁ MAIS DISPONÍVEL NO PORTAL PETRONECT.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE COMO AGENDAR SUAS ENTREGAS, FOI DISPONIBILIZADO NO CANAL FORNECEDOR PETROBRAS UMA PÁGINA DEDICADA AO PROCESSO DE AGENDAMENTO COM GUIAS QUE LHE AJUDARÃO A UTILIZAR O NOVO PORTAL. ALÉM DISSO, NESTA PÁGINA VOCÊ TAMBÉM ENCONTRARÁ UM DOCUMENTO COM RESPOSTAS ÀS PRINCIPAIS DÚVIDAS QUE POSSAM SURGIR.

OUTROS CANAIS DE SUPORTE DA PETROBRAS:
WEB: SEÇÃO DE ATENDIMENTO AO FORNECEDOR OU PELO TELEFONE: +55 21 38767070.