A Petrobras avalia periodicamente o desempenho de seus Fornecedores.
As avaliações de desempenho referentes à prestação de serviços analisam o comportamento das empresas quanto a prazo, qualidade, gestão e SMS, enquanto as avaliações referentes ao fornecimento de bens analisam o seu comportamento quanto a prazo e qualidade.
Em outubro de 2016 a Petrobras implantou o IDF - Índice de Desempenho do Fornecedor - como ferramenta de Avaliação de Desempenho de Fornecedor nos contratos de fornecimento de bens e prestação de serviços firmados entre a “Petróleo Brasileiro S.A” e seus Fornecedores.
Para contratos de prestação de serviços, vigentes antes do início do IDF, o BAD – Boletim de Avaliação de Desempenho – permanece como ferramenta para avaliação de desempenho do fornecedor. Nesses casos as notas BAD (0 a 100) são convertidas em notas IDF (1 a 6), podendo ser visualizadas no Portal de Cadastro (Petronect).
O sistema de Avaliação de Desempenho dos Fornecedores baseado em notas IDF tornou o processo mais objetivo, uma vez que as notas das avaliações são calculadas automaticamente pelo sistema a partir de parâmetros pré-estabelecidos:
As avaliações de desempenho poderão servir à habilitação dos fornecedores em processos licitatórios e, em caso de baixo desempenho, os fornecedores poderão ser inabilitados em licitações das quais venha participar.
As avaliações de desempenho também poderão servir à manutenção do status das famílias e eventual revisão do registro cadastral, sem prejuízo a outros fins determinados pela Petrobras, respeitando o Sistema de Consequências estabelecido corporativamente.
Para mais informações, clique aqui.
O Sistema de Consequências estabelece diretrizes gerais para a Petrobras na aplicação de medidas, que tem como base a legislação vigente e padrões internos, conforme a seguir:
Consiste no registro das divergências técnica ou comercial entre fornecedor e a Petrobras, com o consequente envio de notificação ao fornecedor da ocorrência de problemas técnicos ou baixo desempenho (atrasos ou cancelamentos), utilizando por base as ferramentas da qualidade e a Norma Internacional de Qualidade ISO 9001.
Os principais objetivos do COD são eliminar tais divergências e evitar sua reincidência. Porém, caso o fornecedor não tome as devidas ações pode resultar na aplicação de Sanção Administrativa ou Desqualificação Técnica.
Clique aqui para mais informações sobre o Comunicado de Ocorrência de Divergência.