A atividade de Inspeção de Fabricação de bens adquiridos pela Petrobras está em transição para um novo modelo de atuação na Gestão da Qualidade de Bens, que visa atuar junto aos fornecedores a fim de garantir o constante desenvolvimento/aperfeiçoamento dos seus sistemas da qualidade, no suprimento de bens em conformidade com os requisitos técnicos contratuais, construindo uma relação colaborativa com os nossos fornecedores e assegurando o alinhamento com as necessidades da PETROBRAS.

Para o modelo de Qualidade de Bens, passaremos a realizar auditorias da qualidade nas instalações do Fornecedor e seu (s) subfornecedor (es), objetivando verificar a conformidade do sistema de gestão da qualidade, do processo de fabricação do bem, do produto final e dos registros emitidos pelo Organismo de Inspeção. A inspeção de fabricação passará a ser responsabilidade do fornecedor, atendendo aos requisitos mínimos definidos nos novos anexos de qualidade. A verificação se todos os requisitos contratuais de qualidade foram atendidos é de responsabilidade da Qualidade de Bens.

A transição do modelo de Inspeção de Fabricação para a Qualidade de Bens ocorrerá de forma gradativa, em alinhamento com a adequação das condições contratuais dos bens. Assim, todas as atividades continuarão a ser realizadas conforme as condições estabelecidas nos contratos vigentes.



Segue abaixo o anexo contratual de Requisito Geral da Qualidade. Vale ressaltar que podem existir requisitos complementares dependendo da família envolvida na contratação.

Inspeção de Fabricação


Inspeção de fabricação é a atividade desenvolvida com fins de planejamento e execução visando verificar, nas instalações do fornecedor e/ou subfornecedores envolvidos, a conformidade dos equipamentos ou materiais fabricados com os documentos contratuais.
A inspeção de fabricação será realizada em conformidade com o quadro de atividades mínimas de inspeção de fabricação constantes no ABC da inspeção (link abaixo) e com o requisito geral de inspeção de fabricação para todas aquisições de bens RQT.