Prezado fornecedor,
Por determinação da legislação tributária brasileira (Ajuste SINIEF 07/2005), fica estabelecido que o emitente e o destinatário das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) devem manter em sua posse os arquivos digitais “xml” dessas notas, pelo prazo legal de 5 (cinco) anos, para efeito de comprovação, caso seja solicitado pelo Fisco. O não-atendimento a esta determinação legal pode acarretar em problemas legais para a Petrobras e para os Fornecedores.
Por isso, pedimos atenção especial ao atendimento desta determinação, evitando assim penalidades fiscais.
Para envio de sua Nota Fiscal Eletrônica (NFe) via Petronect para a Petrobras sua empresa precisa estar registrada na Petronect (ter chave e senha de acesso) e utilizar uma das duas opções a seguir:
- Via E-mail
Basta enviar a sua Nota Fiscal Eletrônica para nfe@petronect.com.br.
Importante: A NF-e deve estar como anexo do e-mail, no formato XML ou ZIP.
Somente é permitido o envio de até 50 arquivos XML (mesmo compactados) e tudo não deve exceder 2MB.
- Via Portal
Para enviar via Portal Petronect siga as orientações abaixo:
Faça login no Portal Petronect e acesse o menu “NF-e” e clique na opção “Carga”. Carregue no sistema a sua NF-e e clique no botão iniciar conforme figura abaixo.

Uma vez iniciado o envio, o sistema irá efetuar validações na NF-e que está sendo enviado à Petrobras junto ao SEFAZ. Em até 4 horas estará disponível a confirmação do envio no sistema.
É necessário que após o envio da NF-e, seja verificado através da opção “Consulta Status” se a(s) NF-e(s) foi/foram carregada(s) com sucesso na Petrobras.
Atenção: Para enviar ou consultar o status da sua NF-e no Portal, é necessário ter o perfil de NF-e. Caso não possua, favor entrar em contato com o usuário ADMIN da sua empresa.
Para mais informações sobre a ferramenta, consulte o Curso Envio/Download da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, disponível após o login no Portal Petronect na aba Treinamento ou entre em contato com a Central de Atendimento a Fornecedores (0800 282 8484). Em caso de dúvidas para acessar o curso, clique aqui.
Atenciosamente,
Equipe Petronect |