Sobre o cadastro
Na Petrobras line

R

O Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras é a base de dados de empresas nacionais e estrangeiras interessadas em participar dos processos de contratação e nele estão informações prévias da aptidão do fornecedor e suas linhas de fornecimento.

R

Empresas brasileiras e estrangeiras fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços disponíveis na lista de bens e serviços da Petrobras.

As linhas de fornecimento disponíveis para cadastro são agrupadas em famílias, considerando as peculiaridades do bem a ser fornecido ou serviço a ser prestado.

A escolha das famílias determina a participação no Cadastro Corporativo ou no Registro Simplificado (famílias páginas amarelas).

O Cadastro Corporativo está ligado ao fornecimento de bens e serviços de maior complexidade, porte ou valor, disponível para as empresas nacionais e estrangeiras, enquanto o Registro Simplificado se volta para bens e serviços de interesse local e menor complexidade, porte ou valor, estando disponível somente para empresas nacionais.

É importante que o fornecedor conheça as famílias de interesse antes de iniciar seu cadastro. Clique no link para conhecer a nossa lista de fornecimento.

R

Bens – Cadastro Corporativo ou Registro Simplificado: O cadastro de fabricantes de bens é realizado para cada unidade fabril, seja matriz ou filial.

Serviços – Cadastro Corporativo ou Registro Simplificado: O cadastro de prestadores de serviços pode ser realizado na matriz ou filial.

R

Visibilidade nas contratações feitas por meio da Seleção Automatizada. Solução utilizada para contratações de bens e serviços, até o limite de dispensa de licitação por valor. Para que uma empresa possa participar da Seleção Automatizada, é fundamental que esteja cadastrada nas famílias de interesse;

Menor risco de desclassificação no processo de contratação. O Cadastro tem um importante papel na fase de Habilitação e Pré-qualificação, que antecedem a homologação de um contrato. O fornecedor cadastrado, antes de participar de um processo de contratação, pode garantir previamente o atendimento a alguns dos requisitos de Habilitação divulgados no Edital, dispensando a necessidade de apresentação de documentação referente a estes critérios no decorrer do processo. A utilização do Registro Cadastral como ferramenta de Habilitação e Pré-qualificação está prevista no Artigo 22 do Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP).

O Cadastro encontra-se permanentemente aberto aos fornecedores;

Notificação das licitações: O recebimento de notificações sobre novas oportunidades públicas é outro benefício que o fornecedor já cadastrado possui. Sempre que um novo edital é publicado no Portal Petronect, a empresa cadastrada nas famílias associadas ao objeto da contratação, seja para fornecer bens ou prestar serviços, é informada por e-mail. Isso diminui a necessidade de acompanhar manualmente a publicação de editais no Diário Oficial da União (DOU) ou no Portal Petronect, otimizando o processo para os fornecedores.

R

A funcionalidade Lista Contratual de Fornecedores (LCF) está disponível no Portal Petronect.

A LCF, antigamente chamada de Lista Mestra de Fornecedores (LMF) ou Master Vendor List (MVL), é uma lista de equipamentos ou serviços críticos e supercríticos para projetos vinculados à construção de empreendimentos e ao fornecimento e afretamento de Unidades Estacionárias de Produção (UEP).

A cada um dos itens críticos ou supercríticos definidos na Lista Contratual de Fornecedores está associada uma lista de fornecedores previamente avaliados pela Petrobras, considerando aspectos de confiabilidade, histórico de fornecimento, desempenho, dentre outros.

Sua utilização visa assegurar contratualmente que a empresa contratada adquira os itens críticos (equipamentos, materiais ou serviços que irão integrar os empreendimentos) de subfornecedores que preencham a totalidade de requisitos. Para tanto, utiliza-se como anexo contratual uma “LCF”, ou seja, uma lista de equipamentos, materiais e serviços críticos, em que constam os fornecedores aptos para seu fornecimento.

Qualquer empresa fornecedora de bens ou prestadoras de serviços pode participar do processo de avaliação vinculado às famílias da Lista Contratual de Fornecedores. Caso tenha interesse em participar, envie mensagens pelo Fale Conosco com as seguintes informações:

• Intenção de integrar a linha de fornecimento de uma ou mais famílias já existentes na LCF;
• Nome padronizado da(s) família(s) e respectivo(s) código(s) SAP.

A equipe de atendimento do Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços analisará a solicitação e incluirá a(s) família(s) em um processo de ampliação de fornecimento, o qual ficará disponível para preenchimento pelo fornecedor.

A inscrição nos itens de fornecimento da Lista Contratual de Fornecedores é aplicada para atendimento às demandas críticas e supercríticas de projetos específicos da Companhia e não substitui a inscrição no Cadastro de Fornecedores da Petrobras para as demais contratações.

Os requisitos técnicos de cada bem ou serviço podem ser revisados a qualquer momento pela Petrobras, dada a evolução natural das tecnologias, normas e exigências técnicas.

É de inteira responsabilidade do fornecedor disponibilizar a documentação necessária para o processo de avaliação e manter seu cadastro atualizado.

R

A Petronect dispõe de equipe especializada para esclarecer dúvidas e orientar sobre o Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras.

Fale com nossos especialistas

As dúvidas operacionais sobre o sistema do cadastro são atendidas pela Central de Atendimento da Petronect, por meio dos seguintes telefones:

Capitais, Regiões Metropolitanas e ligações de celular:
4020-9876 - *Tecle a opção 4
Demais regiões:
0800 282 8484 - *Tecle a opção 4
A Central de Atendimento da Petronect funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas (horário de Brasília).

Fale conosco
Caso já seja usuário do sistema de cadastro, recomendamos a abertura do chamado pela área interna do seu cadastro no Portal Petronect, após a realização do login, na seção Fale Conosco.

As dúvidas e solicitações relacionadas aos requisitos de cadastramento e aos resultados das avaliações são respondidas por este canal.

Agende um atendimento conosco
Oferecemos um serviço de vídeo atendimento para esclarecer dúvidas sobre o Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras. As empresas que quiserem se informar ou receber orientações sobre o Cadastro podem agendar o atendimento por meio do Fale Conosco ou da Central de Relacionamento: telefone 4020-9876 (para capitais, Regiões Metropolitanas e celulares) ou 0800-282-8484 (para as demais regiões).

Para o vídeo atendimento são necessários um computador com webcam, conexão de Internet e os seguintes programas:

Sistema Operacional:
Windows 10
Windows 8.1
Windows 8
Windows 7
Windows Server
Macintosh versão 10,8 ou posterior

Navegadores:
Edge
Internet Explorer 11
Firefox
Safari
Chrome

R

Grande parte das reprovações no cadastro se deve à falta de entendimento sobre o processo e o não atendimento às instruções de cadastramento.

Antes de iniciar o processo de cadastramento dedique um tempo na leitura das instruções disponíveis no Portal Petronect e a seção de Perguntas Frequentes.